Mais produtividade para a Justiça com as Secretarias Unificadas de Mossoró, criadas pelo TJRN

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira e a corregedora geral de Justiça, desembargadora Zeneide Bezerra inauguraram, na sexta-feira, 17, o projeto piloto da Secretaria Unificada no âmbito do Fórum Desembargador Silveira Martins, em Mossoró. A implantação do projeto foi coordenada pelo desembargador Cornélio Alves, presidente da Comissão Temporária para elaboração do projeto de institucionalização da Secretaria Unificada, que também esteve presente ao evento.

Anunciado pelo presidente do TJRN em seu discurso de posse, o Projeto de Secretaria Unificada nasceu com o objetivo de aumentar a produtividade, com maior eficiência dos recursos humanos disponíveis, já que agora passa a integrar o processamento de demandas distribuídas às diversas varas de mesma competência. Hoje realidade, o juiz coordenador Breno Valério aponta que a iniciativa apresenta resultados positivos. “Com uma semana de funcionamento e já tem sucesso. Só no meu gabinete chegaram 170 processos. Após alguns ajustes no sistema, já há resultados sentidos”, comentou.

O presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, afirmou que, desde a sua posse, ele antecipava a implantação das Secretarias Unificadas. “Nós escolhemos Mossoró, fizemos uma portaria conjunta com a Corregedoria e hoje nós temos o prazer de estar entregando aos mossoroenses as duas secretarias unificadas, das áreas Cível e de Família. Eu acho que vai ser um avanço muito grande e vai dar mais celeridade aos processos da Comarca de Mossoró. É um projeto piloto que irá se estender por todo o Estado”, afirmou.

O desembargador Cornélio Alves falou da sua realização em ver o projeto posto em prática. “Eu fico com uma satisfação muito grande. Na realidade, quando desembargador Expedito assumiu, ele nos convidou para ser o presidente da Comissão para a institucionalização das Secretarias Unificadas e a partir daí criou a comissão começou os estudos, os contatos com outros estados que já implantaram, fizemos visitas locais e escolhemos Mossoró devido esta comarca já ter um Fórum novo com estrutura ideal para receber o projeto e trabalhamos nisso”, explicou, revelando que a ideia é levar o projeto para outras comarcas, após análise dos resultados do projeto piloto.

Coube ao vigário de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo, fazer as bênçãos das novas instalações. Segundo o pároco, a Justiça tem um papel importante numa sociedade que, muitas vezes, vive uma certa apatia e frieza em participar e em construir. Ele destacou que a Justiça sempre dá e cria espaços, e sempre pode inovar em momentos de crises, tendo muita criatividade.

“Nós olhamos sempre para a Justiça como modelo, exemplo de vida, os atos dela são passos importantes. Então pedir as bênçãos de Deus é sempre bom para que, não só as decisões tomadas pelos juízes, mas todo o nosso serviço, na vida, seja voltado para que a justiça sempre esteja em primeiro lugar, porque quando se faz justiça, se respeita a dignidade da pessoa humana, aí você tem a vida preservada plenamente”, afirmou.

Breno Valério disse que a Secretaria Unificada Cível abrange os gabinetes das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Varas Cíveis e a Secretaria Unificada de Família atende as 1ª, 2ª e 3ª Varas de Família de Mossoró. Isso criou, segundo o magistrado, em termos estruturais, 50 vagas para as varas cíveis e 25 para as varas de família. “Lógico que nós não temos esse pessoal, mas é o ponto máximo de lotação dessas secretarias”, revelou.

Segundo o juiz, os servidores já estão adaptados às novas funções. “Os servidores compraram a ideia e estão motivados, até porque é uma forma nova de se trabalhar. Eles estão mais motivados e vendo que é uma nova oportunidade de um crescimento pessoal também, porque muda a metodologia, muda a forma de trabalho, muda a forma de pensar, mas todos com um só objetivo de se tornar mais ainda produtivo o nosso Judiciário”.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200