Mês Tecnológico: sistema para realização de inspeções pela Corregedoria será lançado nesta terça (30)

A Corregedoria Geral de Justiça e a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic) do Tribunal de Justiça do RN lançam nesta terça-feira (30), às 10h, o novo sistema de Correição Virtual, por meio de videoconferência na plataforma Webex Meetings. O lançamento faz parte da programação do Mês Tecnológico, promovida pela Setic. O novo sistema irá auxiliar a Corregedoria e os magistrados no trabalho de fiscalização das atividades judiciais e extrajudiciais.

A versão 2.0 do sistema de Correição Virtual foi desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação com os analistas de negócio da Corregedoria, a partir da iniciativa do corregedor geral Amaury Moura. A identidade visual foi criada pela Secretaria de Comunicação Social. O novo sistema traz integrações com o sistema de estatísticas GPS-Jus, com o sistema de Recursos Humanos do Poder Judiciário e com o Diário da Justiça Eletrônico.

“A plataforma parte da ideia de paralelismo, com o processo correicional sendo dirigido pela Corregedoria, mas com partes do relatório da correição sendo gerado em comunicação direta com as unidades inspecionadas”, explica o desembargador Amaury Moura.

Nesse diálogo, a Corregedoria e a unidade judiciária respondem a questões sobre estatísticas de produtividade e indicadores de celeridade processual. Também é feita uma avaliação de 360 graus, sobre aspectos estruturais e não estruturais da unidade, de forma que a Corregedoria possa indicar os melhores caminhos para uma prestação jurisdicional efetiva pela unidade, apontando aspectos jurídicos ou administrativos que possam ser melhorados.

Inicialmente, o sistema será utilizado apenas pela Corregedoria, para a realização das correições judiciais, conforme calendário próprio do órgão. No entanto, a adaptação para correições extrajudiciais, relacionada às atividades dos cartórios, já está em andamento.

A expectativa é de que nos próximos meses será possível, inclusive, a realização de correição da unidade judiciária e da direção do foro pelos próprios juízes das unidades e diretores de foros.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200