Esmarn: crise da representatividade e da democracia nos tempos atuais é tema de live amanhã (22)

A Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) realiza nesta quarta-feira (22), às 17h, a oitava live do ciclo de palestras virtuais, com transmissão simultânea em seus canais oficiais no YouTube, Instagram e Facebook. “Democracia: A falência da representatividade política sem participação” é o tema a ser discutido pelo juiz Ricardo Tinôco de Góes e pela professora Sara Andrade, tendo como ponto central a crise da representatividade e da própria democracia nos tempos atuais.

Há tempos que a Política, em sua essência, precisa resgatar o sentido de um agir legítimo, somente alcançável mediante a abertura ao reconhecimento, à inclusão, à diversidade, à participação e à deliberação cidadã. Nessa perspectiva, não há autenticamente uma democracia sem que a representação dos mandatários seja o espelho da soberania dos mandantes (povo). Essa é a reflexão introdutória para qualquer debate contemporâneo em torno da temática escolhida.

Associado a essa reflexão, serão ainda tratados os efeitos da baixa representatividade de gênero e raça na política, o que coloca a democracia representativa em causa, diante de sua baixa intensidade.

Conheça os Palestrantes

Juiz Ricardo Tinoco de Góes - Doutor em Direito pela PUC/SP, Professor da UFRN, Membro titular da Corte Eleitoral do TRE/RN e Coordenador dos Curso de Formação de Magistrado

Sara Maria de Andrade Silva - Doutora em Direito pela UFPE, Chefe de Divisão Pedagógica e Professora da Esmarn

Para acompanhar essa live é só acessar os canais da Esmarn oficial:

YouTube - https://bit.ly/3djEDni

Instagram - https://bit.ly/35zaHAY

Facebook- https://bit.ly/3c2cyAK

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200