Semana Nacional de Conciliação - campanha 2018

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) realizará a 12ª edição da Semana Nacional da Conciliação entre os dias 05 e 09 de novembro de 2018, evento nacional realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio do Norte em parceria com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que tem como objetivo divulgar a prática da conciliação e mediação como métodos céleres e legais de resolução de conflitos criando ambiente amigável e seguro para a resolução dos conflitos que chegam ao Poder Judiciário.

 

Para a décima segunda edição, o slogan da campanha é “Conciliar: a decisão é nossa” e tem como objetivo difundir a ideia de que a decisão de conciliar/mediar é das partes envolvidas e só acontece se houver comum acordo. Essa é a razão porque, para essa campanha, serão pautados os processos em que as próprias partes procurem o Poder Judiciário com a disposição de obter uma solução negociada.

 

A conciliação e mediação podem ser utilizadas em quase todos os casos: pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras, conflitos de vizinhança ou com o condomínio, entre vários outros. Exceção para casos que envolvam crimes contra a vida (homicídios, por exemplo) e situações previstas na Lei Maria da Penha.

 

Como participar

O TJRN disponibiliza permanentemente espaço para que pessoas físicas e jurídicas indiquem processos em trâmite nos 1º(primeiro)e 2º(segundo)graus nos quais desejam conciliar/mediar. 

Já as empresas que desejarem fazer pauta concentrada deverão preencher planilhas com as informações dos processos e enviar para o e-mail   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Para esclarecimento de dúvidas e/ou mais informações, enviar e-mail para o  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou entrar em contato por telefone nos números (84)3616-6423, 3616-6414 e 3616-6418.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200