Semana Nacional de Conciliação - campanha 2017

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), presidido pelo Desembargador Cornélio Alves e Coordenado pelo Juiz Herval Sampaio, realizará a 10ª edição da Semana Nacional da Conciliação entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro de 2017. Todas as comarcas serão mobilizadas a aprazar audiências com a finalidade de que os conflitos já judicializados sejam solucionados de forma pacífica e rápida.

A Semana Nacional de Conciliação é um evento nacional, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio do Norte em parceria com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que tem como objetivo criar ambiente favorável para que o maior número possível de conflitos seja resolvido por meio da conciliação, método pacífico, seguro, célere e com validade legal.

A conciliação pode ser utilizada em quase todos os casos: pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio, entre vários outros. Exceção para casos que envolvam crimes contra a vida (homicídios, por exemplo) e situações previstas na Lei Maria da Penha.

 

Como participar

Para a Semana Nacional da Conciliação, o TJRN disponibiliza espaço para que pessoas físicas e jurídicas indiquem processos em trâmite nos 1º(primeiro)e 2º(segundo)graus nos quais desejam conciliar. 

Já as empresas que desejarem fazer pauta concentrada deverão preencher planilhas com as informações dos processos e enviar para o e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Também deverão enviar lista dos representantes a fim de que participem de um Curso de Negociação Para Representantes de Empresas.

A formação oferece aos representantes de empresas ferramentas para o momento da negociação direta com os clientes nas próprias empresas e para a negociação facilitada pelos Conciliadores durante as audiências de conciliação e extrajudicialmente.

Durante a formação, serão abordados temas como a Teoria do Conflito, Políticas Públicas Voltadas aos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Resolução 125/CNJ), Métodos de Resolução de Conflitos, Validação do sentimento gerado pelo conflito com a empresa entre outros.

O curso será realizado conforme as regras do edital disponibilizado no Diário da Justiça eletrônico do dia 13 de novembro de 2017. As inscrições para o curso poderão ser feitas no período 13 a 17 de novembro de 2017 por meio do link:  inscrições aqui. Ao final, os cursistas estarão aptos a realizar negociações empresariais com os mais diversos graus de dificuldade. Em Tribunais que já adotam a prática, o percentual de resolução consensual das demandas na área consumeristas chega a 80%.

Para esclarecimento de dúvidas e/ou mais informações, enviar e-mail para o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200